menu.about

about.history

about.history

 


O Colégio Adventista de Duque de Caxias nasceu de um sonho da comunidade Adventista na cidade de Duque de Caxias, do departamento de Educação da Associação Rio de Janeiro e do Pr. Distrital de Duque de Caxias na ocasião Pr. Benedito Leopoldo Parísio Martins, que muito lutou e se empenhou na construção e inauguração da tão sonhada escola.

Foi no ano de 1956 que através de reuniões, ficou aprovada a implantação de uma Escola Adventista. A principio pequena, com os cursos de Jardim à 4ª série.

Além dos bolsistas a escolas também passou a receber alunos da classe alta da cidade, por sua credibilidade junto a sociedade Caxiense. Após o falecimento do Deputado amigo da escola, a Prefeitura cortou as bolsas de estudo, causando grande evasão dos alunos bolsistas.O Pr. Martins, lutador na causa do Mestre, sendo amigo do Deputado Estadual Tenório Cavalcante, recebeu do mesmo, como doação, um terreno para a construção da escola medindo 1200m, situado na Rua Marques do Herval, 242, hoje Professor José de Souza Herdy, no bairro 25 de Agosto, área nobre da cidade, dando frente para a Praça Alberto Machado da Silva entre duas ruas do bairro. O Deputado Tenório Cavalcante, hoje falecido, na época concedeu à escola mais ou menos 80% das bolsas de estudos para alunos carentes da comunidade.

Com o passar do tempo a credibilidade do Instituto Adventista Caxiense foi crescendo diante dos pais e da comunidade. Os aspectos físicos, morais, intelectuais e o objetivo maior da escola, pautado nos princípios cristãos, preocupada com a restauração da imagem de Deus no ser humano, foram grandemente considerados pelos pais que, com orgulho, faziam propagandas de boca-a boca e assim aumentava a cada ano o número de alunos na escola. A procura motivou a implantação do Curso noturno de Contabilidade, enfermagem, supletivo e o 2º grau em formação geral.

O crescimento exigia expansão física e reformas diversas, o que levou o Pr. Benedito Martins, então diretor da unidade de ensino, ir até Brasília para conseguir verbas Federais para as obras da Escola e Igreja.

Como destaque, o IAC manteve até o ano de 2000 uma Banda Marcial que desfilava todo dia 25 de agosto (dia do soldado), homenageando Duque de Caxias, o patrono da cidade e obteve vários troféus de 1º lugar.

Pelo Caxiense passaram alunos que hoje são personalidades públicas no Município, grandes profissionais liberais e obreiros da Igreja Adventista.

Até o inicio do ano de 2001, a Igreja da escola funcionava no prédio anexo à escola, porém a partir de então, a Igreja inaugurou um novo e lindo templo em outro endereço, transformando a antiga igreja em auditório para escola, inaugurado em 2001.

Passaram se alguns anos de 2001 a 2012 entre altos e baixos, o Instituto Adventista Caxiense sonhava com uma reformulação, renovação, e o sonho de uma reforma ou construção de uma escola totalmente nova, bonita, confortável e moderna.

A Associação Rio de Janeiro (ARJ) junto com a União Sudeste Brasileira (USeB) da Igreja Adventista do Sétimo Dia se organizaram durante estes anos em volta desse novo projeto, e em oração pedindo a orientação e influência de Deus para a idealização desse sonho.

Foi então que em 2012 e 2013 o Departamento de Educação da ARJ também passou por uma mudança administrativa, sob a nova direção do departamento de Educação a Prof.ª Deise Carriço Porto Baesso, Tesouraria da Educação Prof. Vagner Figueira de Castro Rodrigues, começaram a esquadrinhar novos objetivos e metas para as Escolas de nossa Associação e juntos com o arquiteto da ARJ Sr. Leonardo de Araújo Souza, autor do projeto de modificação e acréscimo de um novo prédio, com a demolição da antiga igreja Central de Caxias.
Em Abril de 2013 sob a nova direção do Caxiense Prof. Eliomar S. Teixeira Junior, recebeu a desafiadora tarefa de construir uma nova escola, reestruturar o projeto pedagógico, documentação, administrativo e financeiro.

Finalmente em Agosto/2013, iniciando a demolição da antiga igreja e construção de um novo prédio e reforma do prédio anexo que se seguiria por um ano e oito meses. No dia 25 de Abril de 2015 foi realizado a reinauguração do Colégio Adventista de Duque de Caxias no lançamento do Congresso #EA120 anos de Educação Adventista (ao vivo) na internet para toda América latina e Tv Novo Tempo.

Em 2020 o CADC atende do Maternal (3 anos), Fundamental I (1° ao 5°ano), Fundamental II (6° ao 9° ano) e Ensino Médio; com período matutino e vespertino, 20 salas de aula com lousa virtual, biblioteca, auditório (350 lugares), Lab. de informática, loja de materiais escolares, cantina, pátio com salão de jogos e praça de alimentação, quadra poliesportiva, sistema de câmeras e monitoramento e elevador para acessibilidade a todos os ambientes.

O CADC tem 1170 alunos e um quadro de 75 pessoas trabalhando entre professores e funcionários, com serviço de coordenação pedagógica, orientação educacional, capelania e orientação disciplinar.

Um colégio bonito e moderno remodelado para atender a demanda de Duque de Caxias com tudo o que tem de melhor e mais moderno.
O Colégio Adventista de Duque de Caxias objetiva a promoção do desenvolvimento do indivíduo como um todo lhe oferecendo, mediante uma educação integral baseada no Ensino Bíblico-Cristão, condição de aprimorar-se nos aspectos; físico, intelectual, social, emocional e espiritual.